Transação Tributária RFB -Portaria n. 208/2022

Natália Pimentel • 25 de agosto de 2022

Receita Federal possibilita renegociação de dívida com descontos de até 70%

Foi publicada pela Receita Federal do Brasil [RFB] a Portaria nº 208/2022 possibilitando a renegociação de dívidas tributárias federais, através de transação com descontos de até 70% do valor quando a transação envolver pessoa natural, inclusive microempreendedor individual, microempresa ou empresa de pequeno porte, santas Casas de Misericórdia, sociedades cooperativas, demais organizações da sociedade civil de que trata a Lei nº 13.019 e instituições de ensino.


Essa possibilidade estará disponível a partir de 1º de setembro de 2022.


A renegociação abrange pessoas físicas e também empresas, MEI’s, Micro e Pequenas Empresas do Simples Nacional e Casas da Santa Misericórdia, com a concessão de desconto que pode chegar até 70%, além do prazo estendido do parcelamento que pode ser de até 145 meses.


Quanto ao prazo do parcelamento que envolvem as contribuições sociais, fora mantido o prazo anterior de parcelamento em 60 meses.

 

Benefícios


A nova possibilidade de renegociação traz descontos máximos para o parcelamento dos débitos, a saber:


  • Para pessoas físicas os descontos serão de até 65%.
  • Já para as empresas, MEI’s, Micro e Pequenas Empresas do Simples Nacional e Casas da Santa Misericórdia, os descontos são de até 70%.


Além disso, valores em precatórios e demais dívidas que o contribuinte aguarda o recebimento pelo governo, poderão ser amortizadas ao valor principal, multa e juros da dívida tributária.


Ponto importante que merece destaque é o fato de que a transação não necessitará abranger todos os créditos tributários elegíveis do sujeito passivo, sendo possível a adesão parcial (art. 15, §5º).


A regularização dos débitos tributários suspende a exigência dos débitos em execuções fiscais, sendo possível obter a certificação de regularidade fiscal com a expedição de certidão negativa ou positiva com efeito negativo.


Condições e prazos


A nova possibilidade de transação possibilita que pessoa física ou empresa apresente proposta individual ao Fisco, e abrange contribuintes que devam mais de R$ 10 milhões.


Para pessoas físicas o prazo do parcelamento pode ser em até 120 meses. Para as empresas, MEI’s, Micro e Pequenas Empresas do Simples Nacional e Casas da Santa Misericórdia, o prazo é de até 145 parcelas.


A Portaria expõe os critérios que deverão orientar a RFB a identificar os contribuintes capazes de aderir ou propor a transação tributária – um deles sendo a capacidade de pagamento, que será mensurada a partir da verificação das informações cadastrais, patrimoniais ou econômico-fiscais prestadas pelo devedor ou por terceiros à RFB ou aos demais órgãos da Administração Pública, na forma do art. 19. Além disso, caso o contribuinte não concorde com a sua capacidade de pagamento, estabelecida pela Receita, será possível apresentar pedido de revisão, como prevê o art. 21.


Conclusões


Destacamos que a partir de 1º de setembro de 2022 poderá ser realizado as propostas de transações à Receita Federal do Brasil.


Contar com um bom time de profissionais para analisar a viabilidade e o pedido da transação junto ao Fisco é uma ótima alternativa para assegurar a regularidade fiscal da pessoa física e empresa.


Nossa equipe segue à inteira disposição para possíveis esclarecimentos. 



Formulário paRa

questioNamentos tributários

As respostas das perguntas a seguir são importantes para que possamos responder ao seu questionamento de forma individualizada.


Após o envio das respostas, os advogados do escritório

Pimentel Advogados entrarão em contato com você.


Observação: Nenhuma das respostas escritas neste formulário serão disponibilizadas ou divulgadas, estando todas as informações aqui contidas protegidas pelo sigilo profissional, nos termos do art. 34, VII da Lei 8.906/94.


Gostou? Compartilhe com alguém!

Por Amanda Leite 2 de abril de 2025
Se sua empresa atua no comércio ou varejo, este artigo mostrará os principais impactos da reforma, como reduzir custos e como se preparar para manter sua competitividade .
Por Amanda Leite 31 de março de 2025
Para empresários do setor de transporte e logística, a nova tributação pode significar aumento de custos, impacto nos preços dos fretes e necessidade de revisão de estratégias operacionais. Mas como essas mudanças afetam o seu negócio na prática?
Por Amanda Leite 17 de março de 2025
Os efeitos da Reforma Tributária começarão em 2026, e a nova estrutura mudará radicalmente o modelo de tributação no Brasil. Para empresários da construção civil, as novas regras podem significar um aumento significativo na carga tributária, afetando diretamente custos, contratos e a precificação de obras.
Por Amanda Leite 24 de janeiro de 2025
Mudanças significativas no sistema tributário podem afetar diretamente a tributação de fundos imobiliários (FIIs), fundos do agronegócio (Fiagros) e outros instrumentos financeiros.
Por Amanda Leite 2 de janeiro de 2025
A reforma tributária no Brasil já está em andamento há muito tempo, e você, empresário, precisa ficar atento para não ser pego de surpresa.
Por Amanda Leite 12 de dezembro de 2024
Embora seja uma prática permitida pelo Código de Processo Civil, ela só pode ser aplicada em situações excepcionais. Mas o que isso significa para você e sua empresa?
VEJA MAIS...