Decisão rara: TJ-SP aceita que condenado troque pena por dinheiro

2 de dezembro de 2022

Desembargadores consideraram a dificuldade de cumprimento dos serviços à comunidade durante a pandemia

Por Beatriz Olivon — Brasília


O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) aceitou pedido de um homem condenado por furto de veículo para trocar a pena de prestação de serviços à comunidade por pagamento em dinheiro. O valor foi !xado em cinco salários mínimos. Os desembargadores levaram em conta a natureza do delito, a situação econômica do condenado e, principalmente, o fato de as atividades na Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) estarem suspensas por causa da pandemia - o que o impedia de cumprir a pena.


Na decisão, o juiz da 5a vara das execuções criminais, Renan Oliveira Zanetti, a!rma que, sem previsão de retorno das atividades na central, o cumprimento da pena !ca inviável por tempo indeterminado. A excepcionalidade, disse, justi!ca a modi!cação do que foi !xado na execução.


A condenação foi de dois anos de reclusão, em regime aberto, e pagamento de 10 dias-multa. A reclusão foi substituída por prestação de serviços à comunidade ou a entidades pública. “Sem cumprir a pena ele não poderia sair do país nem regularizar documentos como passaporte e título de eleitor”, a!rma a advogada do caso, Juliana Tozzi, sócia do Tozzi Advogados.


Jurisprudência


A advogada a!rma que na sua pesquisa de jurisprudência só encontrou precedente similar em caso que a pena deveria ser cumprida por integrante do grupo de risco, o que não era o caso do seu cliente (processo no 0020338-78.2019.8.26.0050).


O TJ-SP recebeu muitos pedidos para trocar a prestação de serviços comunitários por pena de !nal de semana durante a pandemia. Na 16a Câmara de Direito Criminal os pedidos são aceitos (processo no 0001880-70.2021.8.26.0073), já na 1a Câmara de Direito Criminal, são negados (processo no 0001791-47.2021.8.26.0073), considerando que só o juiz da execução penal pode mudar a forma de cumprimento da prestação de serviços à comunidade.


No Paraná, a Justiça Federal de Maringá determinou que condenados que precisam pagar suas penas com serviços à comunidade podem optar por doar sangue, participar de grupos re"exivos ou de atividades que envolvam estudo ou leitura. A execução de uma dessas tarefas equivalerá ao cumprimento de 60 horas de prestação de serviços. A determinação atendeu pedido apresentado pelo Departamento Penitenciário (Depen).


Alguns apenados foram mais longe e pediram que o período em que os serviços comunitários estão temporariamente suspensos devido à pandemia fossem computados como de efetivo cumprimento de pena. Pedidos desse tipo foram negados (processo no 5053637-74.2020.4.04.7000). O tema chegou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde aguarda julgamento (REsp1929921)


Formulário paRa

questioNamentos tributários

As respostas das perguntas a seguir são importantes para que possamos responder ao seu questionamento de forma individualizada.


Após o envio das respostas, os advogados do escritório

Pimentel Advogados entrarão em contato com você.


Observação: Nenhuma das respostas escritas neste formulário serão disponibilizadas ou divulgadas, estando todas as informações aqui contidas protegidas pelo sigilo profissional, nos termos do art. 34, VII da Lei 8.906/94.


Gostou? Compartilhe com alguém!

Por Amanda Leite 2 de abril de 2025
Se sua empresa atua no comércio ou varejo, este artigo mostrará os principais impactos da reforma, como reduzir custos e como se preparar para manter sua competitividade .
Por Amanda Leite 31 de março de 2025
Para empresários do setor de transporte e logística, a nova tributação pode significar aumento de custos, impacto nos preços dos fretes e necessidade de revisão de estratégias operacionais. Mas como essas mudanças afetam o seu negócio na prática?
Por Amanda Leite 17 de março de 2025
Os efeitos da Reforma Tributária começarão em 2026, e a nova estrutura mudará radicalmente o modelo de tributação no Brasil. Para empresários da construção civil, as novas regras podem significar um aumento significativo na carga tributária, afetando diretamente custos, contratos e a precificação de obras.
Por Amanda Leite 24 de janeiro de 2025
Mudanças significativas no sistema tributário podem afetar diretamente a tributação de fundos imobiliários (FIIs), fundos do agronegócio (Fiagros) e outros instrumentos financeiros.
Por Amanda Leite 2 de janeiro de 2025
A reforma tributária no Brasil já está em andamento há muito tempo, e você, empresário, precisa ficar atento para não ser pego de surpresa.
Por Amanda Leite 12 de dezembro de 2024
Embora seja uma prática permitida pelo Código de Processo Civil, ela só pode ser aplicada em situações excepcionais. Mas o que isso significa para você e sua empresa?
VEJA MAIS...