Isenção do IPVA para pessoas com deficiência

6 de dezembro de 2022

Embora até 2020, a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (“IPVA”) abrangia as pessoas portadoras de deficiência que estavam cadastradas para esse benefício, havia sido alterada a regra para 2021.


A mudança veio com o advento da lei estadual nº 17.293/20, que incluiu em seu texto que fica isento de IPVA "um único veículo, de propriedade de pessoa com deficiência física severa ou profunda que permita a condução de veículo automotor especificamente adaptado e customizado para sua situação individual".


Além dessa inovação que a Lei trouxe, ainda dispôs que o proprietário de veículos adquiridos anteriormente a publicação da referida lei estadual com benefício da isenção do IPVA, para manutenção do benefício, deveriam efetuar o recadastramento do veículo.


Isso significa que somente os deficientes graves e severos, que tiverem um carro individualmente adaptado, poderão ter o direito à isenção do imposto. 


No entanto, após a apresentação de recurso por parte do Ministério Público do Estado de São Paulo (Proc. n. 2006269-89.2021.8.26.0000), a Justiça entendeu que a exigência estabelecida na lei nº 17.293/20, para a concessão da isenção do IPVA, cria discriminação indevida entre os motoristas portadores de deficiência, em prejuízo daqueles que não precisam de veículo adaptado, violando o princípio constitucional da isonomia. 


Com base nesses argumentos, o Tribunal de Justiça suspendeu o pagamento do IPVA para pessoas com deficiência, sendo que os contribuintes podem buscar a isenção e o ressarcimento de forma administrativa ou por ação judicial. 


Vale ressaltar que essa decisão ainda não é definitiva e cabe recurso. 


Nós do Tozzi Advogados, estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos sobre o tema.


Formulário paRa

questioNamentos tributários

As respostas das perguntas a seguir são importantes para que possamos responder ao seu questionamento de forma individualizada.


Após o envio das respostas, os advogados do escritório

Pimentel Advogados entrarão em contato com você.


Observação: Nenhuma das respostas escritas neste formulário serão disponibilizadas ou divulgadas, estando todas as informações aqui contidas protegidas pelo sigilo profissional, nos termos do art. 34, VII da Lei 8.906/94.


Gostou? Compartilhe com alguém!

Por Amanda Leite 2 de abril de 2025
Se sua empresa atua no comércio ou varejo, este artigo mostrará os principais impactos da reforma, como reduzir custos e como se preparar para manter sua competitividade .
Por Amanda Leite 31 de março de 2025
Para empresários do setor de transporte e logística, a nova tributação pode significar aumento de custos, impacto nos preços dos fretes e necessidade de revisão de estratégias operacionais. Mas como essas mudanças afetam o seu negócio na prática?
Por Amanda Leite 17 de março de 2025
Os efeitos da Reforma Tributária começarão em 2026, e a nova estrutura mudará radicalmente o modelo de tributação no Brasil. Para empresários da construção civil, as novas regras podem significar um aumento significativo na carga tributária, afetando diretamente custos, contratos e a precificação de obras.
Por Amanda Leite 24 de janeiro de 2025
Mudanças significativas no sistema tributário podem afetar diretamente a tributação de fundos imobiliários (FIIs), fundos do agronegócio (Fiagros) e outros instrumentos financeiros.
Por Amanda Leite 2 de janeiro de 2025
A reforma tributária no Brasil já está em andamento há muito tempo, e você, empresário, precisa ficar atento para não ser pego de surpresa.
Por Amanda Leite 12 de dezembro de 2024
Embora seja uma prática permitida pelo Código de Processo Civil, ela só pode ser aplicada em situações excepcionais. Mas o que isso significa para você e sua empresa?
VEJA MAIS...