ICMS sobre tarifas de energia elétrica são discutidas na justiça e deve ter uma decisão em breve

6 de dezembro de 2022

Empresários e Contribuintes ao verificarem suas contas de energia elétrica possivelmente encontrarão duas tarifas especificas discriminadas e cobradas em suas faturas, e que integram a base de cálculo do imposto estadual – ICMS –, sendo as tarifas TUSD (Tarifas de Uso do Sistema Elétrico de Distribuição) e a TUST (Tarifas de Uso do Sistema Elétrico de Transmissão). 

 

Essas tarifas compõem o processo de geração de energia, infraestrutura de transmissão e distribuição, e de manutenção para o fornecimento de energia elétrica. No entanto, como a mercadoria principal é a energia elétrica, tem-se que o ICMS deve ter como base de cálculo apenas a tarifa de geração de energia (TE – Tarifa de Energia), excluindo, portanto, as tarifas de distribuição e transmissão. 

 

Por isso, Empresários e Contribuintes de todo o Brasil, já pleitearam a exclusão da TUST e da TUSD da base de cálculo do ICMS por meio de Ação Judicial. 


A discussão aguarda o posicionamento final do Colendo Superior Tribunal de Justiça e a matéria está pautada para julgamento que deve ocorrer ainda em 2022, de qualquer forma, existe Súmula em sentido semelhante do próprio Tribunal Superior que estabelece que “o ICMS incide sobre o valor da tarifa de energia elétrica correspondente à demanda de potência efetivamente utilizada".

 

Ou seja, temos grandes expectativas quanto ao julgamento em questão e que pode beneficiar os Contribuintes com o afastamento do ICMS sobre as tarifas de uso de transmissão (TUST, TUSD).

No Estado de São Paulo a alíquota de ICMS é de 12% para o consumo residencial de até 200 kWh por mês e de 25% para o consumo mensal acima de 200 kWh. Já para o consumo comercial, industrial, serviços e poder público a alíquota de ICMS é de 18%. 


Trata-se de importante economia financeira prevista nessa oportunidade tributária, e contar com um bom time de profissionais para requerer a exclusão das tarifas e calcular os valores pagos indevidamente para eventual compensação é uma ótima alternativa. 


Nós do Tozzi Advogados, estamos preparados e à disposição para quaisquer esclarecimentos sobre o tema.


Formulário paRa

questioNamentos tributários

As respostas das perguntas a seguir são importantes para que possamos responder ao seu questionamento de forma individualizada.


Após o envio das respostas, os advogados do escritório

Pimentel Advogados entrarão em contato com você.


Observação: Nenhuma das respostas escritas neste formulário serão disponibilizadas ou divulgadas, estando todas as informações aqui contidas protegidas pelo sigilo profissional, nos termos do art. 34, VII da Lei 8.906/94.


Gostou? Compartilhe com alguém!

Por Amanda Leite 2 de abril de 2025
Se sua empresa atua no comércio ou varejo, este artigo mostrará os principais impactos da reforma, como reduzir custos e como se preparar para manter sua competitividade .
Por Amanda Leite 31 de março de 2025
Para empresários do setor de transporte e logística, a nova tributação pode significar aumento de custos, impacto nos preços dos fretes e necessidade de revisão de estratégias operacionais. Mas como essas mudanças afetam o seu negócio na prática?
Por Amanda Leite 17 de março de 2025
Os efeitos da Reforma Tributária começarão em 2026, e a nova estrutura mudará radicalmente o modelo de tributação no Brasil. Para empresários da construção civil, as novas regras podem significar um aumento significativo na carga tributária, afetando diretamente custos, contratos e a precificação de obras.
Por Amanda Leite 24 de janeiro de 2025
Mudanças significativas no sistema tributário podem afetar diretamente a tributação de fundos imobiliários (FIIs), fundos do agronegócio (Fiagros) e outros instrumentos financeiros.
Por Amanda Leite 2 de janeiro de 2025
A reforma tributária no Brasil já está em andamento há muito tempo, e você, empresário, precisa ficar atento para não ser pego de surpresa.
Por Amanda Leite 12 de dezembro de 2024
Embora seja uma prática permitida pelo Código de Processo Civil, ela só pode ser aplicada em situações excepcionais. Mas o que isso significa para você e sua empresa?
VEJA MAIS...