Empresas conseguem redução de tributos sobre a folha de salários

6 de dezembro de 2022

Embora na semana anterior tivemos a notícia da decisão do STF, onde mantiveram, por maioria dos votos a contribuição sobre a folha de salário das empresas para custeio do Sebrae, Apex (“Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimento”) e ABDI (“Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial”), dentro das contribuições ao Sistema S as empresas ainda conseguiram no Judiciário, reduzir seus elevados custos com a folha de salários.

Isto porque, é possível ainda que as empresas reduzam consideravelmente o pagamento das contribuições sobre a folha de salários, por meio da discussão da limitação da base de cálculo das contribuições previdenciárias em 20 salários mínimos. 


Essa discussão, possuí respaldo no artigo 4º da Lei 6.950 de 1980 e embora posteriormente foi considerada revogada pelo Decreto nº 2.318/86, os contribuintes defendem que o Decreto tratou expressamente da contribuição previdenciária, razão pela qual, o limite dos 20 salários mínimos, deve ser mantido às contribuições parafiscais.


Esse entendimento tem ganhado cada vez mais força perante aos tribunais pátrios. Assim, a fim de afastar cobranças indevidas e elevar a saúde financeira das empresas, uma estratégia é sempre revisitar sua folha de pagamento a fim de diagnosticar possíveis cobranças indevidas ou até mesmo discutíveis.


Formulário paRa

questioNamentos tributários

As respostas das perguntas a seguir são importantes para que possamos responder ao seu questionamento de forma individualizada.


Após o envio das respostas, os advogados do escritório

Pimentel Advogados entrarão em contato com você.


Observação: Nenhuma das respostas escritas neste formulário serão disponibilizadas ou divulgadas, estando todas as informações aqui contidas protegidas pelo sigilo profissional, nos termos do art. 34, VII da Lei 8.906/94.


Gostou? Compartilhe com alguém!

Por Amanda Leite 2 de abril de 2025
Se sua empresa atua no comércio ou varejo, este artigo mostrará os principais impactos da reforma, como reduzir custos e como se preparar para manter sua competitividade .
Por Amanda Leite 31 de março de 2025
Para empresários do setor de transporte e logística, a nova tributação pode significar aumento de custos, impacto nos preços dos fretes e necessidade de revisão de estratégias operacionais. Mas como essas mudanças afetam o seu negócio na prática?
Por Amanda Leite 17 de março de 2025
Os efeitos da Reforma Tributária começarão em 2026, e a nova estrutura mudará radicalmente o modelo de tributação no Brasil. Para empresários da construção civil, as novas regras podem significar um aumento significativo na carga tributária, afetando diretamente custos, contratos e a precificação de obras.
Por Amanda Leite 24 de janeiro de 2025
Mudanças significativas no sistema tributário podem afetar diretamente a tributação de fundos imobiliários (FIIs), fundos do agronegócio (Fiagros) e outros instrumentos financeiros.
Por Amanda Leite 2 de janeiro de 2025
A reforma tributária no Brasil já está em andamento há muito tempo, e você, empresário, precisa ficar atento para não ser pego de surpresa.
Por Amanda Leite 12 de dezembro de 2024
Embora seja uma prática permitida pelo Código de Processo Civil, ela só pode ser aplicada em situações excepcionais. Mas o que isso significa para você e sua empresa?
VEJA MAIS...