Por que as empresa no país não duram 10 anos e 1 de 5 fecha a cada ano?

6 de dezembro de 2022

Embora possa parecer um sonho comum ter o próprio negócio com autonomia para implementar sua gestão e trabalhar por um propósito pessoal, os dados fornecidos pelo Estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE no tocante ao volume de empresas que fecharam as portas antes mesmo da pandemia, pode trazer uma alerta aos empresários e aos que pretendem empreender.


Além de a maioria das empresas no país não durar 10 anos, 1 a cada 5 empresas fecha após 1 ano.


Os motivos para esses dados negativos podem ser inúmeros, desde a falta de um correto planejamento com assessoramento empresarial, até a inaptidão do negócio ou mesmo dos empreendedores.


Podemos ainda aliar como outro possível fator negativo, a elevada carga tributária brasileira ou até mesmo o
pagamento indevido de tributos.


Vimos atualmente nos Tribunais uma aceleração das Empresas que visaram reconhecer seus tributos pagos indevidamente com a sua repetição do indébito ou até mesmo agindo a fim da reconhecida “recuperação de crédito”.


É possível que as empresas aprimorem o fluxo de caixa a partir de uma revisão da sua própria contabilidade e do seu planejamento tributário, realizado por meio de profissionais aptos a garantir a sua segurança jurídica.


Neste sentido ainda, é de se destacar que segundo dados do próprio IBGE, 95% das empresas pagam impostos indevidamente. Essa estatística pode justificar os dados citados sobre o fechamento das empresas. 


O importante é que as empresas busquem o devido assessoramento, para que reveja a seu planejamento tributário, revisite seus contratos e até haja reativamente na recuperação de crédito e preventivamente com o devido assessoramento.


Por isso, é de suma importância manter a sua contabilidade alinhada ao seu planejamento tributário e sempre contratar profissionais de sua confiança para te auxiliar nesta trajetória no mercado. 


Formulário paRa

questioNamentos tributários

As respostas das perguntas a seguir são importantes para que possamos responder ao seu questionamento de forma individualizada.


Após o envio das respostas, os advogados do escritório

Pimentel Advogados entrarão em contato com você.


Observação: Nenhuma das respostas escritas neste formulário serão disponibilizadas ou divulgadas, estando todas as informações aqui contidas protegidas pelo sigilo profissional, nos termos do art. 34, VII da Lei 8.906/94.


Gostou? Compartilhe com alguém!

Por Amanda Leite 2 de abril de 2025
Se sua empresa atua no comércio ou varejo, este artigo mostrará os principais impactos da reforma, como reduzir custos e como se preparar para manter sua competitividade .
Por Amanda Leite 31 de março de 2025
Para empresários do setor de transporte e logística, a nova tributação pode significar aumento de custos, impacto nos preços dos fretes e necessidade de revisão de estratégias operacionais. Mas como essas mudanças afetam o seu negócio na prática?
Por Amanda Leite 17 de março de 2025
Os efeitos da Reforma Tributária começarão em 2026, e a nova estrutura mudará radicalmente o modelo de tributação no Brasil. Para empresários da construção civil, as novas regras podem significar um aumento significativo na carga tributária, afetando diretamente custos, contratos e a precificação de obras.
Por Amanda Leite 24 de janeiro de 2025
Mudanças significativas no sistema tributário podem afetar diretamente a tributação de fundos imobiliários (FIIs), fundos do agronegócio (Fiagros) e outros instrumentos financeiros.
Por Amanda Leite 2 de janeiro de 2025
A reforma tributária no Brasil já está em andamento há muito tempo, e você, empresário, precisa ficar atento para não ser pego de surpresa.
Por Amanda Leite 12 de dezembro de 2024
Embora seja uma prática permitida pelo Código de Processo Civil, ela só pode ser aplicada em situações excepcionais. Mas o que isso significa para você e sua empresa?
VEJA MAIS...