O aumento indevido do IPTU 2023 no município de Salvador

Isabela Correa • 1 de fevereiro de 2023

O aumento indevido do IPTU 2023 no município de Salvador pode ser impugnado pelo contribuinte, evitando cobranças indevidas neste e nos próximos anos

O município de Salvador/BA promoveu a majoração excessiva do IPTU para o exercício de 2023 em diversos imóveis localizados na cidade, impactando diretamente no bolso dos contribuintes.

 

Analisando diversos casos, foi constatado que em alguns imóveis o aumento do imposto deu-se de maneira indevida, com utilização de parâmetros ilegais que resultaram no aumento de até 184% do IPTU de um ano para outro.

 

Desta forma, se você verificou em seu IPTU de 2023 um aumento significativo em comparação com o ano de 2022, busque análise de um especialista a fim de verificar se todos os parâmetros utilizados pelo Município de Salvador foram legais e se caberá alguma discussão em relação ao aumento do imposto.

 

O recomendado é que o contribuinte busque advogados especializados na área tributária para analisar o seu caso concreto e identificar as irregularidades praticadas pelo Município de Salvador em seu respectivo imóvel.

 

Todas as medidas tomadas pelos especialistas visarão a regularização dos parâmetros do imóvel para que assim passem a corresponder com a realidade, a possibilidade de suspensão da exigibilidade do crédito tributário até conclusão do julgamento na esfera administrativa ou judicial, bem como a revisão do IPTU para que este seja cobrado de forma correta e devida no ano de 2023 e aos próximos anos.

 

Se você tem dúvidas se o seu IPTU de 2023 está sendo cobrado de forma indevida, consulte o quanto antes advogados especializados na área tributária.


Formulário paRa

questioNamentos tributários

As respostas das perguntas a seguir são importantes para que possamos responder ao seu questionamento de forma individualizada.


Após o envio das respostas, os advogados do escritório

Pimentel Advogados entrarão em contato com você.


Observação: Nenhuma das respostas escritas neste formulário serão disponibilizadas ou divulgadas, estando todas as informações aqui contidas protegidas pelo sigilo profissional, nos termos do art. 34, VII da Lei 8.906/94.


Gostou? Compartilhe com alguém!

Por Amanda Leite 2 de abril de 2025
Se sua empresa atua no comércio ou varejo, este artigo mostrará os principais impactos da reforma, como reduzir custos e como se preparar para manter sua competitividade .
Por Amanda Leite 31 de março de 2025
Para empresários do setor de transporte e logística, a nova tributação pode significar aumento de custos, impacto nos preços dos fretes e necessidade de revisão de estratégias operacionais. Mas como essas mudanças afetam o seu negócio na prática?
Por Amanda Leite 17 de março de 2025
Os efeitos da Reforma Tributária começarão em 2026, e a nova estrutura mudará radicalmente o modelo de tributação no Brasil. Para empresários da construção civil, as novas regras podem significar um aumento significativo na carga tributária, afetando diretamente custos, contratos e a precificação de obras.
Por Amanda Leite 24 de janeiro de 2025
Mudanças significativas no sistema tributário podem afetar diretamente a tributação de fundos imobiliários (FIIs), fundos do agronegócio (Fiagros) e outros instrumentos financeiros.
Por Amanda Leite 2 de janeiro de 2025
A reforma tributária no Brasil já está em andamento há muito tempo, e você, empresário, precisa ficar atento para não ser pego de surpresa.
Por Amanda Leite 12 de dezembro de 2024
Embora seja uma prática permitida pelo Código de Processo Civil, ela só pode ser aplicada em situações excepcionais. Mas o que isso significa para você e sua empresa?
VEJA MAIS...